segunda-feira, 21 de março de 2011

O Discurso do Obama

Ele não é gago nem rei, mas nem por isso o discurso do presidente dos Estados Unidos da América por aqui foi menos esperado. Eu nem estava acompanhando, estou na fase de pensar na morte da bezerra e no sexo das borboletas, mas hoje fui ler o tal discurso. Estivesse eu na minha fase engajada, pegaria ponto por ponto do que ele disse e ver o que é necessário fazer efetivamente para honrar tão aguardadas palavras, mesmo que eu até tenha feito isso no pensamento enquanto lia. Mas o fato que este textículo de hoje é mais uma rapidinha para se manter em atividade do que para elucubração política.


Fui ouvir Mr. President, da Janelle Monáe, pensando: será que ela e sua turma escreveram essa canção para ele? Nunca tinha feito a associação. Aí, fui ler a letra - meu listening ainda não é lá essas coisas - e pelo menos agora, foi exatamente esta leitura que eu fiz. Afinal, ele se tornou fato histórico por ser o primeiro presidente estadunidense negro, mas ele precisa fazer muito mais para se tornar uma lenda. E ao que parece, até agora quase nada, não? Dançar Single Ladies e matar uma mosca em um talking show é pouco ainda, dear Mr. President, assim como fazer omeletes na Ana Maria Braga não nos mostra a que veio a Presidenta Dilma (gente, eu acho horrível essa história de presidenta, parece, sei lá, governanta!  Em termos de gênero, prefiro os comum-de-dois, como poeta, por exemplo, em vez de poetisa.)

Legal é que acabei traduzindo Mr President. Mandei para a teacher corrigir, mas quem disse que aguento esperar? Lá vai: 

Mr. President
Esta canção é para minha mãe
Esta canção é para você

Ei, Senhor Presidente
Amanhã tenho que pagar meu aluguel
O combustível está acabando
Tenho lugares para ir
E eu não posso parar

Podemos falar sobre a educação das nossas crianças?
Um livro vale muito mais do que uma bomba a qualquer tempo
E lembre-se de olhar para a África
Quem vai trazer-lhes a cura antes que seja tarde demais?

O senhor não vê a dor nos olhos deles?
Tanta desesperança em todos estes rostos
Use seu coração e não seu orgulho
Não podemos seguir em frente fingindo

Por favor, senhor presidente
Onde está todo o dinheiro que gastou?
A comida está acabando
E eles não têm para onde ir 
Então, não me segure

Peço que tenha misericórdia de nós, pai
Você acha que sabemos das regras até então
Mas não podemos seguir iniciando guerras com corações cheios de ódio
A ganância por outras nações não vai melhorar as coisas
Ou aquietar os temores em nossos corações

O senhor não vê a dor nestes olhos,  desesperança em todos estes rostos?
Use seu coração e não seu orgulho
Não podemos seguir em frente fingindo

Caro Senhor Presidente
Espero que tenha recebido a carta que mandei
Um dólar vai embora tão rápido, não importa quem sejamos

Veja, viemos de diferentes mundos e lugares
Até que haja uma terra prometida, uma nação enviada por Deus,
Os tempos vão ficando difíceis
Precisamos de você como a um Moisés para conduzir seu povo
Por favor, tenha cuidado, esteja atento
Com o que você faz

Sobre Janelle, só tenho uma coisa a dizer: a neguinha é mesmo foda. Não se encontra clipe desta canção, só boas versões de anônimos. Esta aqui arrasou:



Boa cambalhota noturna, texticular audiência! Enjoy it!


Nenhum comentário: